Reporter Iedo Ferreira
Reporter Iedo Ferreira
   00:00:00
Ceia express para o ano-novo Postado em: 26 dez 2012 | 271 visto

Peru fatiado com shitake. Foto: Divulgação
1/15

Reveillón é sinônimo de festa, entre amigos ou em família, mas marcada por um clima diferente do Natal. A celebração vai longe – em muitos casos até o amanhecer e fora de casa.

O melhor é não gastar horas em frente ao fogão. A boa notícia é que escolhendo os ingredientes certos, é possível conseguir um banquete de respeito para virada, sem perder muito tempo.

Leia também : Espumantes para celebrar a virada do ano

Uma boa forma de economizar é utilizar a sobra de pratos servidos no Natal que podem ser congelados e reinventados uma semana depois. O peru pode virar um salpicão, um assado com molho, um escondidinho ou mesmo um polpetone .

Já o bacalhau pode render bolinhos, casquinhas ou um elegante risoto . Para a sobremesa, o panetone vira a base para cheesecake .

Risotos, aliás, são preparos rápidos (se você tiver o caldo pronto ou usar os industrializados, em cubinhos) e não costumam levar mais de 40 minutos para ficarem prontos, considerando o tempo de picar tudo e cozinhar o arroz como de deve, “al dente”.

Para dar a cara de festa, o importante é usar receitas mais criativas e que levem ingredientes como queijos – além do parmesão de sempre – frutos do mar, frutas e cogumelos. Para equilibrar o prato, que deve ser servido bem quente, invista em saladas bem caprichadas.

O mesmo vale para as massas – incremente as receitas com lula, camarão ou mexilhões (ou todos juntos) e tudo dará certo. Segundo a banqueteira Gislaine Oliveira, os frutos do mar e peixes são, inclusive, os melhores ingredientes para a data quando se quer impressionar cozinhando com rapidez. “O cozimento é rápido e só a aparência deles já é significado de festa e de dia especial”, avalia.

Como não exigem preparos longos, os ingredientes do mar têm outra vantagem: não requerem equipamentos modernos nem potentes para o resultado ficar bom (o que pode ser excelente para quem vai servir a ceia em uma casa de praia ou de campo, que não conta com grandes recursos).

Os peixes podem ainda ser servidos crus ou frios, em preparos frescos e que caem muito bem no calor do fim do ano, como os cubinhos de peixe marinados no limão do Marakuthai ou o carpaccio de salmão do Spadaccino. Tudo simples e delicioso.

Confira 16 receitas para o dia da virada

Entradas e saladas
Carpaccio de salmão
Salada de lentilhas
Salada burrata
Carpaccio de bacalhau com mesclado de folhas e creme azedo de limão siciliano

Pratos principais
Risoto de uva e shimeji
Risoto com pera e gorgonzola
Risoto de bacalhau
Peru fatiado com molho de shitake e carambola caramelizada
Fettucini Wilker
Filé de linguado no vapor
Escondidinho de peru
Polpettone de peru
Yala (cubinhos de peixe marinado no limão)

Sobremesas
Manjar de tapioca com calda de damascos
Cheesecake de panetone
Pavê bombom

Leia mais: Comidinhas de sorte

Veja mais: Ceias em 30 minutos

Salada de lentilhas. Foto: Divulgação
Fettucine Wilker. Foto: Divulgação
Escondidinho de peru. Foto: Divulgação
Do Ig